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A Alfabetização e o Letramento iniciam-se muito antes do ingresso da criança na escola, por meio da leitura das vivências adquiridas no convívio com as pessoas e nos materiais da sua vivência e amplia-se gradativamente e sistematiza-se no ambiente escolar, que deve propiciar experiências significativas na construção do conhecimento, sendo assim são um processo aberto que não se fecha numa série determinada.
Alfabetização e letramento são duas faces da mesma moeda: a do domínio e a do uso da leitura e da escrita. Assim, alfabetizar letrando consiste em utilizar-se da relação entre apropriação do sistema da escrita e o seu emprego efetivo em práticas sociais de leitura e de escrita.
Uma das principais contribuições da noção de letramento é que propõe o domínio do uso da escrita em situações concretas de interação como uma das dimensões do processo de alfabetização.
Para interagir plenamente no mundo letrado, é preciso mais do que o domínio do código. Trata-se de estar preparado para o exercício das práticas sociais de leitura e escrita nas diferentes situações do seu cotidiano
"Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”. Magda Soares (1998, p. 47)
Alfabetização e letramento são duas faces da mesma moeda: a do domínio e a do uso da leitura e da escrita. Assim, alfabetizar letrando consiste em utilizar-se da relação entre apropriação do sistema da escrita e o seu emprego efetivo em práticas sociais de leitura e de escrita.
Uma das principais contribuições da noção de letramento é que propõe o domínio do uso da escrita em situações concretas de interação como uma das dimensões do processo de alfabetização.
Para interagir plenamente no mundo letrado, é preciso mais do que o domínio do código. Trata-se de estar preparado para o exercício das práticas sociais de leitura e escrita nas diferentes situações do seu cotidiano
"Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita”. Magda Soares (1998, p. 47)
Muito bom professora, você é realmente criativa, heehehehehe
ResponderExcluirprecisamos de professores comprometidos que vivencie o ambiente escolar e que se preocupe com a situação social da criançam,educando-a como um todo...
Parabens continue assim, ano que vem tu pode entra em minha turma de curso de 300 horas.. esta clasificada pela criatividade em sua escrita...
Abraço...!!!
ola amiga é pmr aí mesmo que devemos seguir com este potencial parabéns.
ResponderExcluirOlá Professora Maristela,
ResponderExcluirVocê está muito bem na foto heim? Pura alegria...é isso aí...
No seu texto você destaca bem o seu entendimento de alfabetização e o Letramento, muito bom, mesmo!!!. Você também destaca que por meio da convivências com pessoas e materiais diversos, a criança já vem com bagagem de alfabetização e letramento... Realmente, sabendo disso temos que usar esse conhecimento a favor da própria criança...Concordo quando vc frisa que o processo é aberto e não se fecha numa série determinada...Isso eu vejo aqui, com vcs, comigo, com os colegas... sempre...afinal... estamos vivos, e exercendo a nossa cidadania continuamente...
Ótimo texto, você coloca muito bem as suas idéias. Parabéns!!!
Professora Juraci