quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Educação ao longo da vida


A Educação ocorre ao longo de toda nossa vida, pois o ser humano está em constante aprendizagem. Os saberes são diferenciados, mas não existe ninguém ignorante de todo, como não há ninguém que tenha o conhecimento de tudo.
Os desafios atuais para os educadores indicam uma visão de homem e de mundo, adverte o conjunto de crenças e conceitos, muitas vezes de maneira inconsciente em que se baseiam as atitudes e os comportamentos de um grupo social. A educação, de certa forma, segue as necessidades geradas pelas formas de organização social econômica do mundo de acordo com necessidades e interesses do modelo vigente, desse modo indicam uma visão de homem e de mundo do atual momento histórico, assim as propostas pedagógicas procuram responder a interesses estruturais mais amplos.
Quando criança ou adolescente esse jovem, adulto ou idoso acaba por abandonar a escola em fase de alfabetização, ensino fundamental ou ensino médio, e quando começam a trabalhar sentem a necessidade de retornar para as salas de aula para concluírem os estudos. Desse modo os trabalhadores cada vez mais sentem a necessidade de retornar a escola como possibilidade do acesso e permanência nos empregos Pois percebem na educação um sentimento vivo e dinâmico para ficarem no emprego e obterem ascensão profissional, melhoria dos salários e condições de vida.
Um dos principais fundamentos da educação de jovens, adultos e idosos, é o conhecimento prévio, que é valorizado e usado como ponto de partida utilizando-se de propostas interativas com diferentes materiais, que consideram o Letramento e enfatizam a importância de contextualizar as situações cotidianas numa concepção de Ensinar e Aprender. A contribuição da EJA na vida dessas pessoas é fundamental para adquirir qualidade de vida.
Os cursos de educação de jovens e adultos e idosos apresentam uma organização própria para a condição do horário do jovem e/ou adulto de acordo com seu tempo disponível, portanto precisa de práticas e estratégias pedagógicas que se diferenciam das práticas e estratégias usadas no ensino fundamental, pois suas necessidades são outras. Assim o Educador da EJA, deve estar comprometido com a cidadania do aluno e trilhar a procura de novas verdades e a busca de valores novos para um novo mundo em que é necessário “humanizar para incluir” em todas as dimensões sociais e culturais.
E é na Educação que percebem essa possibilidade viva de aprendizagem, pois muitos desses adultos chegam à escola sabendo muito mais do que eles próprios acreditam saber. Assim os professores da educação de jovens e adultos e idosos precisam compreender o que sabem seus alunos para ajudá-los a reconhecer esse saber. Significa considerar o conhecimento prévio do aluno para avançarem rumos ao conhecimento científico. Assim a Educação melhora a autoestima dos que voltam a estudar que deixaram para trás ao abandonarem a escola e lembram da mesma, como fracasso. Assim, é importante na educação de jovens ,adultos e idosos, que eles perceberem a escola como espaço de troca de experiências e aprendizagens significativas e possibilidades de verem seus sonhos virando realidade, automaticamente percebendo-se como sujeitos que fazem história em cada momento nos espaços de interação social e cultural, ampliando sua visão sobre o mundo.
Nesse sentido é importante que os professores dos jovens e adultos percebam o que eles já sabem e ajudá-los a perceberem e confiarem em sua capacidade de aprender e transformar esses saberes em valores em prol de uma vida melhor.

5 comentários:

  1. olá amiga td bem, sim ve se faz mais curso para ficar atualizada e curta das idéias bom final de semana bjs

    ResponderExcluir
  2. Como é imporatante a visão da importância da Educação de Jovens e adultos.
    Abraços.
    Bia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Prof....

    Adorei suas contribuições na elaboração de seu texto...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sua visão é importante para um professor se animar,e acordar governantes para educação....

    ResponderExcluir
  5. Olá Professora Maristela...
    Muito bom o seu texto. Coerente, bem escrito. E um jornal...rsrsrs
    Continue assim com suas ideias bem fundamentadas.
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir